UNIBAMBI

txt: Tiago Jucá Oliveira

Uma das cenas mais chocantes que já pude assistir. A menina, apertada num vestido vermeio, é vaiada, cuspida, chutada, humilhada e todas aquelas coisas que a Chiquinha diz ser vítima do Chaves pro seu pai Madruga.

No meu tempo de faculdade, quando entrava uma moça assim, o filme era mais uma comédia do que um drama violento e preconceituoso. O Viciado puxava um papo, o Joélis chamava de gostosa, o Banzi já se declarava apaixonado, o Túio convidava pra ver umas paradas maneiras, e o Dudu jurava que já tinha comido.

Mas na Unibambi o caso é diferente. É pior. É lamentável. Agravante: a rapariga é expulsa da universidade por mal comportamento. Hey! E os estudantes que a agrediram? Preconceito por causa de uma roupa, é isso que a direção dessa instituição de ensino superior prega em suas aulas? "João, você tirou 10 na prova de direito romano, e 6 pela sua roupa, sua média é 8. Tem que melhorar seu visual, viu?"

Outro ponto importante sobre a ótica desta universidade. Violência não é punida. Geisy, caso fosse só de roupas íntimas, poderia ser assassinada? Daqui a pouco vai ter doido apanhando porque usa camiseta de Che Guevara, uma vestimenta muçulmana, uma maquiagem emo. E ainda será expulso, sob a alegação que as "roupas não eram adequadas pra uma instituição séria que nem a nossa". Me caiu os butiá dus borso!

Quando não se esparava algo pior depois das agressões verbais e físicas, e do consentimento com os agressores por parte da universidade, a mesma que expulsou a aluna vítima da violência e do preconceito, eis que ... O Fantástico, e acredito que a enquete deva ter ecoado por mais outros tantos programas de TV e rádio e em pesquisas na internet, pergunta ao telespectador: "você acha que as roupas de Geisy eram apropriadas ou não?"

Tão de brincadeira, né? A pergunta não deveria ser outra? Esta aqui: "que espécie de animais são esses que dirigem e estudam na Uniban?".

Veja Também
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »