Cultura Black!!!!

Visagismo,uma velha nova onda
Na beleza, assim como na moda, as escolhas também podem ser aprimoradas, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um; é isso que a técnica do visagismo proporciona

por Sonia Nascimento | fotos Rafael Cusato | maquiagem Tide
Chama-se visagismo a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos, de acordo com artista plástico Philip Hallawel, precursor da técnica no país, que escreveu o livro Visagismo, Harmonia e Estética (3ª edição. Senac Editora São Paulo).
O termo é derivado do francês visage, que significa "rosto". Presente em várias áreas que lidam com estética, o termo virou mania no mundo feminino. Apesar de ser novidade para muitas, o conceito já existe há quase 80 anos e era aplicado somente à persona visual de cada um. Na prática o visagismo é a arte de adequar essa imagem de acordo com a personalidade, atividades e princípios do cliente, além das considerações estéticas. Isso significa que o profissional de beleza precisa saber como criar um estilo personalizado para cada um dos seus clientes e estar atento ao perigo de cair na armadilha de criar imagens padronizadas, baseadas nas "tendências" de moda.
A descoberta da identidade

Para ser negro no Brasil é preciso encontrar a identidade. Desde que Taís Araújo assumiu o posto de protagonista na novela Viver a Vida de Manoel Carlos, como Helena, a recuperação da autoestima das mulheres negras passou a ter maior visibilidade. O caminho foi descoberto e a mulher negra já se vê inserida no universo da beleza. "Desde que a Taís apareceu com o novo visual na novela Viver a Vida, muitas clientes passaram a pedir o cabelo ' igual ao dela'. Só que nem todo mundo é Taís. Só que nem todo mundo fica bem com o cabelão da Taís", explica Chris Oliveira, produtora de moda e trançadeira, que seduzida pela cultura afro, conseguiu traduzir, por meio das tranças, dreads e mega hair com referências contemporâneas, o que combina em se tratando de estilo e beleza, através do visagismo. "Eu uso esta técnica em cabelos e faço um paralelo do quanto isso tem a ver com a personalidade de cada pessoa e notei que nos penteados afro estava faltando aplicar o visagismo", explica ela. Pesquisando muito em como mudar isso, Chris criou uma coleção de penteados com tranças, que dão ideias de personalização. "É algo inovador", completa Chris, que está sempre à procura de novas tendências.
Visagismo: conceitos e utilidades

Visagismo é uma análise detalhada de todo o seu perfil, incluindo formato de rosto, estilo pessoal, preferências, etc. O conceito nasceu da necessidade de se trabalhar a melhor imagem de uma pessoa, fundamentada nas suas características físicas e psicológicas. Sua estrutura principal deriva de Hipócrates, o pai da Medicina, que divide a personalidade em quatro tipos: os coléricos, sanguíneos, melancólicos e fleumáticos (ver Boxe). Esses perfis são fundamentais para as escolhas da carreira, do trabalho, do parceiro, do sócio e até da modalidade esportiva. Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos ou o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos. O visagismo é a arte de criar uma imagem própria, revelando qualidades internas e externas de uma pessoa, partindo do princípio da linguagem visual, como a harmonia e a estética.
Utiliza para isso, a magia da maquiagem, o corte de cabelo adequado, a coloração ideal, o penteado perfeito, entre outros recursos estéticos.


por Sonia Nascimento | fotos Rafael Cusato | maquiagem Tide

Aplicação do visagismo
A produtora de moda e trançadeira Chris Oliveira analisou quatro modelos e traçou o perfil de cada uma delas para aplicar a técnica do visagismo. Seguem sua análise sobre cada uma das modelos
KAREN LUCAS
20 anos, estudante do 3º período de Jornalismo, usa black há três anos.
Proposta:
"Manter o cabelo dela natural e destacar o rosto, o que valorizou sua beleza, fazendo-a ficar em evidência".

Trabalho realizado:
"A Karen tem muito cabelo, o que escondia a beleza. Optei por mostrar o formato do rosto, trançando o cabelo natural em formato de folhas o que evidenciou a sua beleza. Este tipo de penteado deve ser refeito a cada 15 dias".
Formato de rosto:
"Hexagonal de lateral reta, que dá uma imagem contemporânea, moderna. É importante valorizar as linhas da primeira camada (região dos olhos) e da terceira (região da boca) mantendo o cabelo à vista atrás das orelhas".
Temperamento:
"Colérica. Acredita muito em si e pensa no futuro de forma criativa, mas, sem tirar os pés do chão".
Estilo:
"Moderna e transmite confiança".




NAYARA DINIZ
15 anos, finalizou o ensino médio e quer ser comissária de bordo.
Proposta:
"Colorir o cabelo sem uso de química e mostrar alegria e dinamismo através da cor quente. Manter o tamanho do cabelo para não pesar. Com as tranças, a proposta era suavizar os fortes traços quadrados".
Trabalho realizado:
"De acordo com Chris Oliveira, o visual precisa ser refeito a cada dois meses, devido ao crescimento natural dos cabelos. As tranças foram feitas na frente, misturando tranças mais soltas com rasteiras. "Embora Nayara quisesse um cabelo longo e ruivo, chegamos a um consenso, em que não foi necessário usar química, e ela manteve o ar 'de menina', já que é tão novinha para usar tintura", explica Chris.
Formato de rosto:
"Quadrado com a primeira e terceira camada mais curtas (região dos olhos e da boca) para evitar deixar a lateral do rosto em evidência".
Temperamento:
"Sanguínea. Dinâmica, alegre e comunicativa".
Estilo:
"Romântica e expressa alegria".


Visagista e hairstylist: demarcações
Apesar de ser uma técnica antiga, o visagismo ganhou notoriedade entre os profissionais de estética há alguns anos. O profissional dessa técnica, ou seja, o visagista é confundido com profissionais de outras áreas, como hairstylist, maquiador entre outros. Segundo Chris Oliveira, a diferença entre hairstylist e visagista é que: "Hairstylist é uma palavra em inglês para cabeleireiro. Nada mais é do que um profissional especialista e diferenciado com a capacidade de criar um estilo de corte, enquanto o visagista vai além: cria estilos personalizados. Existem visagistas atuando em diversas áreas: cabeleireiros, maquiadores, odontólogos, cirurgiões plásticos, consultores de imagem e moda, fonoaudiólogos e psicólogos", explica ela.
RAFAELA
20 anos, atualmente é funcionaria do Fórum de São Paulo e trabalha com roupas mais formais. Pretende cursar Administração de Empresas.
Proposta:
"Aplicar cabelo liso dando maior credibilidade, devido à seriedade da profissão. Foi escolhido o comprimento médio com repicado moderno e franja na testa opcional, que ressalte o lado sexy, se desejar".
Trabalho realizado:
"Escolhi o entrelaçamento liso, onde o cabelo natural dela, sem química, continua por baixo, sem nenhuma alteração. Este 'modelo' é bem apropriado para o rosto oval, o que chamamos de 'rosto perfeito' para trabalhar o visagismo. Combina com quase tudo".
Formato de rosto:
"Oval, simetricamente perfeito. Tem a mesma proporção nas principais regiões do rosto: olhos, nariz e boca. Este é o tipo de rosto que pode usar qualquer corte e penteado, mas deve preferencialmente evitar penteados volumosos para não ressaltar os traços finos".
Temperamento:
"Sanguíneo com fleumática. Alegre e de bem com a vida e com o equilíbrio do fleumático por não se incomodar com mudanças e possíveis demoras. A mistura faz com que busque a opinião de quem ama quando precisa tomar decisões mais sérias".
Estilo:
"Romântica e transmite inteligência".




MARLUCI EPIFANIO
21 anos, estudante de Sistemas de informação. Cabelo naturalmente enrolado, cacheado até o ombro.
Proposta:
"Penteado temporário para um evento moderno. A intenção era passar alegria e descontração usando uma franja lisa para dar equilíbrio ao rosto triangular invertido".
Trabalho realizado:
"Escolhi este modelo 'moicano', que combinou muito com o rosto dela, e o que ela queria. A franja solta deu um ar de sofisticação e as tranças coloridas ficaram muito 'modernas'. Mas este é um penteado para ocasiões especiais, não para o cotidiano. Ressaltou o 'brilho', que no dia a dia não apareceria".
Formato de rosto:
"Triângulo invertido, com excesso na primeira camada (região dos olhos), com falta na segunda e na terceira camada (região do nariz e boca), evitei acentuar a primeira camada".
Temperamento:
"Melancólica. Sensível, organizada".
Estilo:
"Sensitiva, simples e com desejo de mudar".


Descubra seu perfil e aplique o visagismo
Perfil Colérico
A beleza de perfil colérica expressa atitude. É típica de pessoas que se mostram poderosas, passionais, independentes, e também líderes. Ligadas ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação. Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos, intensos. Podem ser explosivos, mas não costumam guardar rancor. São fiéis corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência a serem teimosos. Terminam o que começam. São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca dos seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e podem ser arrogantes e orgulhosos. São líderes que podem se transformar em tiranos.
Perfil Sanguíneo

Geralmente são indivíduos com personalidade dinâmica, curiosa e em função disso se jogam na vida, demonstrando uma forte inclinação para o risco, materializado na agitação e na falta de disciplina. O rosto de uma pessoa com esse perfil sanguíneo tem linhas inclinadas, num formato que lembra uma pedra de diamante.
BELEZA MELANCÓLICA

A beleza de uma pessoa com perfil melancólico é elegante, sensível e artística. É também profunda, charmosa e sofisticada. Tem ligação com a água, e sua cor é o azul. Além disso, transmite calma e organização. São sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência e competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência extremamente bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam de invasão de privacidade. Muitos são meigos e prestativos. Relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora ideias não lhes faltem.
Beleza Fleumática

A beleza de uma pessoa com perfil fleumático é serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sendo sua cor o roxo. Essa pessoa transmite segurança e paz. Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e diplomáticos, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fiéis. São amorosos e carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, enquanto a sua comodidade não seja afetada. Não costumam ser competitivos, tão pouco ambiciosos. Contentam-se com pouco, o que os torna acomodados, desinteressados ou indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não gostam de ser incomodados. Frequentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e deixa uma imagem de indecisos.

Veja Também
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »